MEUS PARCEIROS

sábado, 31 de outubro de 2015

EVANGELHO DA REFORMA

“O justo viverá pela fé” (Rm 1.17)

Para os cristãos protestantes e reformados, a celebração do dia 31 de outubro é, sem dúvida, uma das mais importantes. Neste ano, a data celebra 498 anos da Reforma Protestante do Século XVI.

A Igreja Cristã, durante o primeiro século, se manteve fiel. Sofreu muita perseguição por confessar ser Jesus o Senhor. Com a “conversão” do Imperador Constantino a igreja passou a ser a religião oficial do Império. Não foi mais perseguida, mas começou a se desviar dos ensinamentos do mestre. Na Idade Média a salvação era comercializada para arrecadar fundos para a construção da basílica de São Pedro. Foi então que na Alemanha, um frei chamado Martinho Lutero, no dia 31 de outubro de 1517, fixou 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg. O fundamento para suas teses era a descoberta da justificação pela fé e não pela compra das indulgências. Foi o estopim para que toda a Europa fosse incendiada pelas ideias da reforma.  Lutero foi excomungado e pagou o preço da defesa do evangelho da reforma.

Olhando para a história, aprendemos a orar pelo tipo de pessoas que precisamos na Igreja de hoje. Precisamos de homens e mulheres como Paulo e Lutero, dispostos a arriscar suas próprias vidas para defender a verdade. Outra razão para voltar nossos olhos para a história é que através dela entendemos como Deus realiza avivamentos. A leitura da vida de homens que foram usados por Deus no passado nos traz esperança.

Na sociedade pós-moderna e pluralista em que vivemos, o evangelho foi transformado em mercadoria de consumo que se adapta ao gosto do cliente. O resultado deste "evangelho" superficial é uma geração de crentes carnais que nada sabem do temor de Deus. Precisamos hoje daquele evangelho que levou multidões ao quebrantamento, do evangelho da graça e da soberania de Deus.

Somos salvos pela graça de Deus. Este é o evangelho de Jesus Cristo. A igreja de hoje precisa buscar em Deus ousadia para defender e viver o evangelho tal qual nos foi pregado no passado. A igreja de hoje precisa de homens e mulheres de coragem que defendam o evangelho de Jesus, evangelho da Reforma.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz


Nenhum comentário: