MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 2 de abril de 2015

O MISTÉRIO DA RESSURREIÇÃO

“Ele não esta aqui, mas foi ressuscitado” (Lc 24.6).

         Nos dias atuais vários religiosos abandonam a tutela das hierarquias institucionais. Procuram uma experiência mais livre em termos de doutrinas e rituais. São chamados de “desigrejados”. Para eles a instituição religiosa está “sub judice”, e suas organizações ocupam o banco dos réus. São crentes, possuem fé em Jesus Cristo, creem no evangelho, mas não mais se encaixam na instituição. Alguns foram feridos pela igreja, outras atendem a um fenômeno da modernidade. Com o avanço das ciências e da tecnologia o individuo foi alçado à condição de responsável pela sua consciência. Não quer mais ser tutelado por uma doutrina, governo ou ideologia.

Não há como negar. As instituições, os sistemas religiosos estão ruindo, estão à beira da falência. Mas também é incontestável que Deus continua vivo. A ciência, com todas as suas maravilhosas e múltiplas descobertas, faz o mundo bem mais confortável. Mas o ser humano ainda tem sua fé alimentada pelo inexplicável, pelo mistério. Rudolf Otto chama esta manifestação de “mysterium tremendum”. Ela é irracional, não pode ser explicada através de conceitos e palavras. Só pode ser alcançada pelo sentimento de espiritualidade e de pura devoção meditativa do ser. O homem ao tentar racionalizar o mistério, rouba-lhe a sacralidade e o encanto.

Estamos na Páscoa, a data mais antiga e mais importante dentro do calendário litúrgico cristão e que celebra a ressurreição de Jesus, três dias após sua crucificação. Temos o registro bíblico de que Maria Madalena vai ao sepulcro e o encontra vazio. Depois Pedro e João entram no tumulo e só encontram os lençóis de linho e faixa que envolvera o corpo e a cabeça de Jesus (Jo 20.1-10). Além disso, há o registro das aparições de Jesus aos seus discípulos, há o testemunho de que ele foi visto por “mais de quinhentos irmãos de uma só vez” (1Co 15.6). Todos estes registros não são históricos, mas fazem parte da fé cristã. Estão carregados de mistério, são sagrados e alimentam a nossa fé. Não devemos ceder à tentação de explicar, de querer provar historicamente a ressurreição de Jesus. Ela é inexplicável, um “mysterium tremendum”. E assim deve ser.

Cremos que Cristo está presente em nossas vidas.  Sua presença e o testemunho do Espírito Santo são suficientes para afirmarmos: Cristo já ressuscitou! Aleluia!


Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: