MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 14 de junho de 2013

TEOLOGIA E VIDA

“Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2.19-20).

Manhã de quarta-feira, dia 12 de junho. A Avenida Paulista e o centro de São Paulo amanheceram com as marcas do vandalismo da noite terça-feira, dia 11. Manifestantes contra o aumento da tarifa de ônibus entraram em confronto com a polícia. De um lado, gás pimenta, bombas de fumaça, tiros de borracha. Do outro, rojões, pedras, garrafas e o que mais os manifestantes achassem no caminho. Todos são unânimes quanto à legitimidade do movimento, mas não conseguem entender os atos do vandalismo. Porque destruir o patrimônio público? Será que a teologia cristã tem alguma resposta?
O ser humano é inclinado ao mal por natureza, afirma a teologia cristã. Em um dos documentos produzidos sob a influência da teologia reformada e calvinista, o catecismo de Heidelberg, depois de uma pergunta sobre a Lei de Deus, diz: “Você pode cumprir perfeitamente tudo isto” (a Lei)? A resposta a esta pergunta é: “Não. Eu tenho uma tendência natural para odiar a Deus e ao meu próximo”. No dia da manifestação na Avenida Paulista, um motorista resolveu jogar o carro em cima dos manifestantes e atropelou dois deles. Esta atitude é própria do ser humano que foi profundamente corrompido pelo pecado de Adão.
A Igreja de hoje parece ter abandonado a doutrina sobre a total depravação do homem. Os púlpitos não ensinam sobre a destruição que o pecado provocou e a solução que Deus oferece em Cristo Jesus. Os púlpitos só falam em motivação para vencer, para ter sucesso, para a prosperidade. Paulo, diz claramente que teologia não é apenas teoria, mas está atrelada à vida. O apóstolo afirma que o ser humano corrompido pelo pegado foi crucificado com Cristo e, Deus, mediante o Espírito Santo, vivifica esse homem que passa a viver uma nova vida pela fé.
Esse homem que por natureza tem uma inclinação para o mal, que sai destruído tudo ao seu redor, que mata sem piedade, que comete as maiores atrocidades, só tem solução se a Graça de Deus o alcançar e o Espírito Santo der-lhe nova vida. Esta mensagem tem que ser proclamada pela igreja, que deve também orar para que o Espírito de Deus aplique-a ao coração dos ouvintes. Assim teologia não será apenas teoria, mas doutrina e vida.

Soli Deo Gloria

Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: