MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O VALOR DA MÃE


“Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Ef 6.2-3)


Conta-se que o presidente americano Abraham Lincoln tenha afirmado: “Tudo o que sou e espero ser devo a minha mãe”. Você sabe calcular o valor de uma mãe ou da sua mãe? Quem já perdeu a sua sabe o quanto ela faz falta. Mas nem todos que ainda a tem viva sabem valorizá-la. Não é dando um presente, um abraço, um beijo uma vez por ano que os filhos valorizam suficiente suas mães.

Muitos são os relatos de mulheres que enfrentaram diversos desafios em função da maternidade. Encontramos na Bíblia algumas que se arriscaram para serem mães. Joquebede agiu com fé e esperança para preservar a vida de seu filho Moisés, que viria a ser um grande líder de Israel. Ana creu no Senhor e teve coragem para consagrar o seu filho Samuel,como prometera, levando-a a ser um grande juiz e profeta. Maria enfrentou a desconfiança de José seu esposo, e de toda a sociedade para gerar e educar Jesus, que veio a ser o salvador de toda a humanidade.

A história registra a influência de várias mães na vida de grandes líderes da igreja cristã. Agostinho se converteu através das orações persistentes de sua mãe Mônica. John Wesley foi usado por Deus para transformar a Inglaterra de seu tempo, porque sua mãe levava todos os filhos à igreja. Hudson Taylor, o missionário que dedicou sua vida para anunciar o evangelho aos chineses, foi dedicado a Deus por sua mãe ao nascer. Assim como estes, muitos outros seguiram o caminho de fé por influência de suas mães.

Precisamos aprender a valorizar estas mulheres. Elas não são perfeitas. Comentem erros como qualquer um de nós. Mas tiveram a coragem de assumir o compromisso da maternidade. Algumas abandonaram uma carreira promissora para se dedicar aos filhos. Outras exercem o papel de pai e mãe ao mesmo tempo. Muitas se dividem entre o trabalho profissional e o papel de mãe. Independente da história de cada uma, da condição social ou econômica, essas mulheres assumiram o compromisso de orar por seus filhos e encaminhá-los a uma vida cidadã e responsável.

As mulheres que tiveram a coragem de assumir a maternidade merecem todo o nosso respeito, amor e valor. Os filhos que recebem influência espiritual dessas mulheres devem honrá-las, não apenas no Dia das Mães, mas em todos os dias do ano.

Parabéns Mães! Recebam toda a sabedoria do alto para serem mães segundo o coração de Deus.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: