MEUS PARCEIROS

sábado, 2 de fevereiro de 2013

A DOR DE SANTA MARIA

“Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém?” (Lc 13.4)

Segundo o site “Observatório da Imprensa”, a Folha de S. Paulo foi o primeiro entre os grandes a tirar da manchete a tragédia de Santa Maria. Manteve o assunto nas páginas internas, mas preferiu dar destaque na primeira página ao aumento da gasolina. A primeira página é o local privilegiado para chamar a atenção dos leitores para o assunto que o jornal elege como importante. Portanto, é como se a Folha estivesse dizendo: lamentamos a dor provocada por tantas mortes em Santa Maria, mas a vida continua, e vem ai um aumento que pode deixar tudo mais caro. Mas esse assunto não pode ser esquecido, pois ao que tudo indica foi provocado por um misto de ganância, incompetência e corrupção.

A dor da cidade de Santa Maria pode até deixar as manchetes dos jornais, revistas e mídia em geral. Mas estará muito presente na vida das pessoas que perderam seus entes queridos e também na memória de todos os brasileiros. Como ela aprendemos que precisamos ser humildades, para admitir nossa incapacidade de encontrar explicações para a origem do sofrimento. Alguns poucos ousaram afirmar que a tragédia de Santa Maria foi consequência do pecado. Um lugar como a boate Kiss só podia atrair a maldição divina, afirmam. Mas está lógica não abarca toda a realidade, pois há casos de tragédia em igrejas, lugar supostamente de pessoas redimidas.

A dor de Santa Maria levou-nos a refletir sobre a solidariedade. Só Deus para trazer consolo aos corações enlutados. Mas a solidariedade, isto é, sentir a dor que não é nossa, pode ajudar as pessoas a encontrar forças para superar o sofrimento. Solidariedade presente na atitude heróica de jovens que voltaram para o interior da boate e resgataram pessoas feridas. Também na atitude daqueles que de posse de marretas fizeram buracos na parede para facilitar a saída da fumaça e também a retirada de feridos. E ainda nas lagrimas de bombeiros lamentando não poderem fazer mais para salvar os jovens. Em todas essas manifestações podemos perceber a Graça de Deus.

A dor de Santa Maria revela ainda que nenhum lucro, prazer ou diversão pode ser mais importante que a vida. O lucro pelo lucro pode trazer prejuízos para a vida. O prazer pelo prazer pode envenenar a vida. A diversão pela diversão pode enlutar a vida. A vida deve ser sempre o critério para decidir sobre quais eventos devemos ou não participar.

Certamente, com a dor de Santa Maria os brasileiros não serão mais os mesmos.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: