MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O BATISMO DE JESUS


“Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, (...) Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo” (João Batista) – Lc 3.16

O Natal passou. A festa de passagem de ano terminou. O novo ano já começou. Talvez você ainda se lembre das luzes, dos enfeites, dos presentes, da comilança, dos reencontros, dos abraços, da alegria dos festejos de fim de ano. O que de fato mudou em sua vida? Aqueles que sofreram com os acidentes nas rodovias ou com as enchentes podem dizer que houve uma mudança drástica quanto as suas emoções. Mas se você, que não foi vitima de nenhuma catástrofe, for sincero irá responder que houve muita festa, mas nenhuma ou pouca mudança.

O texto do evangelho indicado para este domingo pelo Lecionário Comum Revisado relata a atividade de João Batista. Entre o povo havia uma especulação sobre se ele seria ou não o Messias. João procura desfazer qualquer dúvida neste sentido e afirma: “Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante e que os batizará com o Espírito Santo e com fogo”. O próprio Jesus vai ao Jordão para ser batizado por João e o Espírito Santo vem sobre ele em forma de pomba e uma voz do céu afirma: “Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria”.

No Batismo de Jesus toda a Trindade está presente – Pai, Filho e Espírito Santo. O Deus Trino age para dar remissão aos pecados dos homens, para livrá-los da morte eterna e resgatá-los do poder do Diabo. No Batismo de Jesus temos a certeza de que o Messias anunciado por João Batista veio. Na época tinha-se a ideia de que o Messias seria um rei forte. Um líder político e militar que libertaria Israel dos domínios de Roma. Mas Jesus veio para demonstrar que o amor deve mediar às relações interpessoais.

Em nosso batismo Deus aplica a salvação conquistada por Jesus e nos coloca dentro do seu corpo, do seu povo, da sua família. O nosso batismo marca o início de nossa caminhada de amor a Deus e ao próximo. Não basta se batizado e viver de qualquer jeito. A transformação que Deus faz no homem pecador é continua e progressiva.

O que mudou desde o Natal? O Batismo de Jesus deve levar-nos a refletir sobre nossas atitudes e pensamentos. Viver em Cristo é viver relações amorosas, fraternas e solidarias. Se ainda não aprendemos a olhar o nosso próximo através de Jesus, temos que nos arrepender e mudar nossas atitudes e pensamentos para fazer do nosso dia-a-dia, dias de batismo com o Espírito Santo e com fogo. Amém!

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: