MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

EVANGELHO POP STAR


“Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mt 2.11).

Visitando a cidade onde meu sogro mora, tive a oportunidade de conversar com pessoas não ligadas à igreja, seja católica ou evangélica. Mesmo assim insistiam em falar sobre fé. Criticavam ou elogiavam os pregadores midiáticos e demonstravam conhecer os textos bíblicos usados para fundamentar as mensagens de prosperidade, tão em voga nos dias atuais. Esta habilidade de pessoas não religiosas em falar sobre assuntos ligados a religião me fez pensar sobre a popularidade do evangelho. Hoje ele está presente no rádio, na televisão, nos jornais, nas revistas, na casa de show, no restaurante, no bar, no supermercado, na banca de jornal, na rodoviária, no aeroporto. O evangelho hoje é pop star.

Assim como um astro famoso, o evangelho pop star é superficial. Não produz transformação de vida e nem gera misericórdia e solidariedade para com o pobre, oprimido e marginalizado. É um evangelho egoísta. Ensina que devemos nos apresentar diante de Deus para exigir, dar ordens e para determinar o nosso sucesso individual.

Com tanta arrogância do evangelho atual, fica difícil pensar na mensagem do domingo, dia da Epifania do Senhor. A palavra epifania é de origem grega e significa aparição ou manifestação. No calendário cristão é uma celebração que tem como objetivo recordar a manifestação da graça de Deus e a revelação do seu grande amor pela humanidade. O relato bíblico usado neste dia é a visita dos magos, que segundo a tradição eram três: Gaspar, Baltazar e Belchior. Vieram, orientado por uma estrela, encontrar um rei recém-nascido. Mas a estrela os guiou para uma humilde manjedoura e não para um palácio real. Os magos apontam para a manifestação da divindade no frágil menino Jesus. Eles representam as diferentes raças e culturas dando à ação salvadora de Deus uma dimensão universal.

Na humilde manjedoura está o presente de Deus para toda a humanidade: Jesus Cristo. A raça humana, representada pelos magos, também presenteia com a preciosidade da vida. A mensagem do evangelho da manjedoura nos ensina que, em resposta ao grande amor de Deus, devemos nos oferecer a Ele sem exigir nada em troca.

Amados, não vamos nos iludir com a fama do evangelho pop star. A mensagem da Epifania do Senhor nos ensina que evangelho é renúncia, é doação, é favor imerecido. Deus deixou toda a sua glória e se manifestou a nós de forma simples e humilde, através de uma manjedoura, para que andássemos pela vida com simplicidade e humildade.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: