MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

LUTERO E AS 95 TESES

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé (...)” (Ef 2.8).

Para alguns, Lutero foi um aventureiro que destruiu a unidade da igreja, uma besta selvagem, um monge renegado determinado a acabar com os fundamentos da vida monástica. Para outros, ele é o grande herói que liderou a pregação do evangelho puro de Jesus e da Bíblia, o reformador de uma igreja corrupta.

 Poucas pessoas na história do cristianismo têm sido discutidas tão acaloradamente como Martinho Lutero. Isto porque em 31 de outubro de 1517, ele que era um desconhecido monge agostiniano, fixou na porta da Catedral de Wittemberg, na Alemanha, um texto com 95 teses a respeito das indulgências. O impacto do seu ato foi tal, que a data é apontada como o início da Reforma Protestante do século XVI.

O pastor, professor de história e redator, Rev. Gerson Correia de Lacerda, publicou em O ESTANDARTE de outubro, um texto com alguns comentários sobre as 95 teses que nos ajudam a ter uma compreensão equilibrada desse fato histórico. Primeiro, afirma Lacerda, Lutero não pretendia iniciar nenhum movimento revolucionário dentro da igreja. Ele era professor de Bíblia na universidade de Wittemberg e fez o que era corriqueiro na época. Quando alguém queria discutir algum assunto, convidava a comunidade em geral para um debate. No texto de introdução há um claro convite ao debate sobre a virtude das indulgências. Lutero não tinha a menor intenção de iniciar um movimento de reforma na igreja. Diz ainda o professor, que não houve debate porque ninguém compareceu. Talvez porque a maioria fosse iletrada e o texto era em latim, língua conhecida somente pelos religiosos com formação acadêmica. Sendo assim a maioria do povo nem tomou conhecimento das 95 teses.

Tudo parecia indicar que o gesto de Lutero não teria repercussão alguma. Mas não foi o que aconteceu. Suas ideias se alastraram por toda a Europa e marcou profundamente a cristandade. O gesto de Lutero, afixando suas teses na porta da catedral, mudou o curso da história, desafiou o poder do papado e do império, estabeleceu uma posição contrária à prática e preceitos da religião estabelecida, por serem conflitantes com o conteúdo da Bíblia.

O segredo é que as 95 teses não eram postulados acadêmicos. Ao contrário, “eram teses de fé, de alguém que tinha descoberto a grande verdade que dava paz ao seu coração, a verdade de que nós somos salvos pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo”.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: