MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SOBRE A CEIA DO SENHOR


Para que possamos entender o significado e participar mais apuradamente da Ceia do Senhor, também chamada de Eucaristia, vamos resumir e adaptar um texto escrito pelo reformador Jonh Knox, que liderou, no século XVI, a reforma na Escócia seguindo os princípios elaborados por João Calvino.
Segundo o reformador temos que, primeiramente, entender e confessar que a Eucaristia é um ato santo, ordenado por Deus, no qual o Senhor Jesus, por meio de coisas terrenas e visíveis colocadas diante de nós, nos eleva até as coisas celestiais e invisíveis. Jesus, quando preparou o banquete espiritual, testificou que Ele mesmo era o pão vivo, com o que nossas almas teriam que ser alimentadas para a Vida Eterna. Cristo nos dá a Si mesmo, para ser recebido por fé e mediante o poder do Espírito Santo, somos alimentados com sua carne e renovados com seu sangue, para vivenciarmos à verdadeira fé Cristã. Portanto, ao dispor pão e vinho para comer e beber, nós somos levados à comunhão e a sermos participantes com Ele em Seu Reino.
Afirmamos, também, que o Senhor Jesus nos congrega em um corpo visível, que é a Igreja. Sendo assim ao participar da Ceia do Senhor confessamos que somos membros uns dos outros, e que juntos, constituímos um mesmo corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo. Na Eucaristia reafirmamos a nossa crença de que através deste Sacramento, o Senhor nos chama a recordar sua morte e paixão, para avivar em nossos corações o louvor a seu Santíssimo nome.
Ainda reconhecemos que devemos nos aproximar deste Sacramento com reverência, considerando que ali existe e se dá testemunho da maravilhosa união e comunhão do Senhor Jesus com aqueles que o recebem. Entendemos que todos os que se aproximam da Mesa do Senhor, trazem consigo o testemunho da sua conversão, mediante sincero arrependimento e fé. Na Eucaristia o fiel recebe o selo da confirmação de sua fé. Todavia não se deve jamais pensar que seus pecados serão perdoados pelo mérito de se participar do Sacramento.
Cremos também que a Eucaristia se trata de uma Confissão de Fé, por meio da qual manifestamos o tipo de doutrina que professamos e qual congregação nos juntamos. Pois confessamos que pão e vinho não se transformam no corpo e sangue de Cristo. Pão e vinho são símbolos, representam o corpo e o sangue de Jesus.  Isto significa que cremos na presença real e espiritual de Jesus na Eucaristia.
Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: