MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 4 de maio de 2012

DO ALTO TUDO É MELHOR


“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1.17).

Em uma matéria especial, a revista Veja do dia 25 de abril abordou a evolução física do ser humano. Segundo a matéria, nós somos mais altos, mais fortes do que nossos antepassados. Essa evolução tem muito haver com as condições históricas, econômicas e sociais. O homem na luta pela vida cria condições, tanto ambientais quanto físicas, para se adaptar a nova realidade por ele vivenciada. Esse componente histórico e econômico da evolução humana despertou o interesse de estudiosos que batizaram de “evolução tecnofísica”, esse novo campo de estudos. O objetivo dessa nova ciência é explicar por que as pessoas mais altas são mais saudáveis e tendem a ser mais bem sucedidas. A capa da Veja estampa a frase que dá titulo a esta pastoral: “Do alto tudo é melhor”. Essa matéria me levou a refletir sobre a linguagem que se refere às coisas que vêm do alto, e por virem do alto, são melhores.
A Bíblia usa essa figura para nos ensinar que tudo o que é bom, perfeito vem do alto. O salmista deixa claro que o socorro que nós precisamos vem do alto. Ele pergunta: De onde me virá o socorro? E a resposta que obtém é: O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Isto é, o socorro que tanto precisamos vem do alto, vem do Senhor, vem do Deus criador e salvador.
Tiago ensina que “a sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento” (3.17). Esta é a sabedoria que precisamos pra embasar nossos relacionamentos e ações.
Depois de ressurreto, Jesus encontra os discípulos e, entre outras coisas, ele diz: “permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). No dia de Pentecostes os discípulos estavam em Jerusalém, reunidos no mesmo lugar, e ouviu-se um som que veio do céu, línguas de fogo pousaram sobre eles e ficaram cheios do Espírito Santo (At 2). Do alto eles foram revestidos de poder e a partir dessa experiência os discípulos proclamaram o evangelho com ousadia em todos os lugares. O poder que precisamos para viver o cristianismo autentico vem do alto.
Caro leitor e leitora. O apóstolo Paulo nos exorta: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Cl 3.1). Vamos, portanto, atender ao chamado  apostólico, pois do alto tudo melhor.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: