MEUS PARCEIROS

sábado, 17 de dezembro de 2011

OLHANDO PARA O CÉU

“Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (Mt 2.2)

Na manhã de sexta-feira, dia 16, eu e minha esposa estávamos andando pela Marcelino Pires quando reparamos que várias pessoas estavam olhando para o céu. Não resistimos. Paramos o carro e também olhamos para o céu. O que vimos foi um círculo em torno do sol, um fenômeno chamado de halo solar. Segundo os meteorologistas, ele ocorre quando os raios do sol são refletidos pelos cristais de gelo que estão suspensos no ar. Ele pode ocorrer tanto ao redor do sol, como ao redor da lua cheia.

O halo solar observado em Dourados apareceu por volta de 11h30 e depois sumiu por uns quarenta minutos, mas tornou a reaparecer. O fenômeno chamou a atenção da população. Muitos pararam para olhar para o céu por curiosidade. Mas o homem do campo olha para o céu para tentar descobrir se vai chover ou não. O astrônomo olha para o céu cientificamente com a intenção de estudar a constituição, a posição e os movimentos dos astros. Outros olham para o céu para buscar forças ou agradecer a Deus. “Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste” (João 11.41). Os evangelhos contam que os magos olhando para o céu viram a estrela e guiados por ela chegaram a Belém e encontraram o menino Jesus em uma manjedoura.

Muitos anos antes dos magos, o profeta Isaias se compadecendo do sofrimento do povo, anuncia o nascimento de um menino. O povo que estava em trevas iria desfrutar de uma grande luz como resultado do governo deste menino. O seu nome seria Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Mais tarde a igreja o identifica como o menino Jesus, o Príncipe da Paz (Mt 4.16). João diz no seu evangelho, que Jesus veio como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que vier a crer nele não permaneça nas trevas (João 12:46).

Já estamos no quarto domingo do Advento. Época do ano em que somos envolvidos pelo corre-corre das compras, das confraternizações, das celebrações. Mas esperamos que em meio a este turbilhão você consiga parar e olhar para o céu. Olhando para o céu pense na grandeza de Deus que criou todo o universo. Deus, da sua imensidão, olhou para mim e para você com olhar de amor e de compaixão, e vendo que estávamos em trevas, enviou Jesus seu único filho para nos salvar e nos dar vida eterna.

Muitos anos, séculos já se passaram, mas a mensagem do Natal continua a mesma. Jesus, o Deus feito gente, veio a este mundo, sofreu o nosso castigo para que pudéssemos ter vida, vida com abundância, vida iluminada. Agora, o que precisamos fazer é tirar nossos olhos dos céus e através da fé em Jesus, proclamar a verdadeira mensagem do Natal.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: