MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ANO NOVO: ESPERANÇA RENOVADA

“Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar”. (Mt 2.13)


Quantos fatos importantes em 2011! No Brasil, pela primeira vez na história, uma mulher assume a presidência e revela-se em uma liderança firme e bem articulada. Favelas do Rio de Janeiro, antes dominadas por traficantes, são invadidas pela polícia e bandidos são flagrados fugindo a pé. No mundo, floresceu vários protestos, que simbolizaram a insatisfação com o modelo econômico mundial e com regimes de governo autoritários. Ditadores árabes são destronados e o coronel Muammar Kadafi é morto, assim como o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden. Presenciamos o declínio do império do euro e do poderio econômico dos Estados Unidos. A plebéia Chaterine Middleton (Kate) torna-se princesa ao se casar na abadia de Westminster com o príncipe William de Gales, herdeiro do trono da Inglaterra. Em 2011 descobrimos que já somos 7 bilhões de pessoas habitando a terra.

E agora com o fim de 2011 aparecem as expectativas para o próximo ano. O que se pretende realizar. O que deve ser corrigido, melhorado. Certamente sua mente já está trabalhando estas e outras questões. E dependendo das circunstâncias físicas e emocionais em que você se encontra, sua atitude pode ser otimista ou pessimista em relação ao ano de 2012.

Dizem que, certa feita, Albert Einstein disse: “Prefiro ser otimista e errar, a ser pessimista e acertar”. Certamente o pessimista terá uma porcentagem de acertos maior do que a porcentagem de erros do otimista. O pessimista está sempre em prejuízo. Diante de uma dificuldade, sofre duas vezes. Uma, por antecipação, e outra, após. O pessimista é um derrotado antes de sê-lo. Seus dias são sempre cinzentos. Para ele a vida não tem cor e o sol não tem brilho.

Quando José e Maria, em sonho, foram avisados de que Herodes procurava matar o filho deles, não hesitaram, fugiram. A fuga fora motivada pelo otimismo quanto às promessas de Deus em relação ao menino Jesus. Elas seriam plenamente cumpridas. Deus iria proteger e guardar o menino. O que de fato aconteceu. Jesus morreu no tempo determinado por Deus e não segundo a vontade de Satanás.

Portanto, queremos desafiá-lo a começar o novo ano com otimismo. Não com esse arremedo de otimismo produzido pelos autores de auto-ajuda. E sim com o otimismo que se alimenta da esperança. Esperança que nos faz crer nas promessas divinas e nos leva a viver uma vida plena e exuberante. Esperança que gera a convicção de que o nosso Salvador nos aguarda na eternidade. Esperança que pode ser renovada a cada ano!

Ano Novo. Tempo de renovar a esperança. Portanto nosso desejo e oração é que “o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo”. (Rm 15.13).

Rev. Ezequiel Luz
Rev. Valdomiro Cardoso Filho

Nenhum comentário: