MEUS PARCEIROS

sábado, 11 de junho de 2011

A MANCHETE DO DIA DE PENTECOSTES

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38)

“Estranhos fenômenos ocorreram hoje pela manhã em nossa cidade. Um som muito forte como se fosse uma ventania, línguas de fogo, pessoas parecendo embriagadas falando em línguas estranhas despertaram a curiosidade dos que estavam nos arredores do templo. Um homem, conhecido como Pedro, deu uma interpretação para os fenômenos dizendo que Deus enviara o Espírito Santo sobre o seu povo”. Talvez fosse essa a tônica das principais manchetes dos jornais se os fenômenos narrados em Atos 2 acontecessem hoje.

Pentecostes era uma das festas judaicas do Antigo Testamento (Ex 2.16). Era uma festa agrária porque o povo se alegrava muito e promovia ações de graças pela colheita. Vinha gente de toda a parte. Judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo junto com eles os pagãos amigos e prosélitos. Assim eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. A festa também era conhecida como a festa das setes semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da Páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí surgiu o nome Pentecostes, que significa “qüinquagésimo dia”.

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. O povo que estava em Jerusalém era proveniente de diversas localidades. Ao ouvirem os cristãos falarem na língua deles sobre as grandezas de Deus ficaram atônitos. Sem explicação para o fenômeno alegaram que os discípulos estavam embriagados. Pedro se levanta e pronuncia um discurso afirmado que aqueles homens não estavam embriagados, mas estavam cheios do poder de Deus. Assim as primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois três mil pessoas se converteram e foram batizadas.

A Igreja nasce oficialmente no Pentecostes, quando o Espírito Santo desce sobre os discípulos. Os acontecimentos posteriores revelam que quando pessoas se deixam motivar pelo Espírito Santo e pregam o Evangelho da Salvação mediante Jesus Cristo, ali há vida, movimento, barulho, ação e a Igreja cresce e se desenvolve. Revelam também outra lição importante. A igreja precisa romper barreiras e se unir para anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas.

Hoje comemoramos mais um dia de Pentecostes. A manchete mais apropriada para estampar a primeira página dos jornais do dia deveria ser: “Cristãos rompem barreiras denominacionais e doutrinárias, se unem para proclamar o Evangelho com palavras e ações em favor dos necessitados e pobres, das cidades, dos bairros, das vilas, becos e favelas. Em todos os lugares homens, mulheres, jovens e crianças cantam alegremente fazendo um grande barulho porque Deus enviou-lhes o Espírito Santo”.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: