MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

SINAL FECHADO

Foi no Natal do ano passado. O sinal fechou e Flávio parou o carro. Logo viu que se aproximava um menino. Daqueles que costumamos ver nas esquinas e sinais e com os quais, todavia, não nos acostumamos. Sua primeira reação foi fechar o vidro do carro. Sentimentos como medo e insegurança o incomodaram. Justo no Natal, quando batem os sinos pequeninos de Natal proclamando a paz na terra, este menino se aproxima.

A surpresa, no entanto, veio quando este menino, franzino, bateu no vidro com os dedos e desejou um Feliz Natal. E foi embora! Só isso... não pediu moeda e nem quis vender nada, nem se ofereceu para lavar o vidro. Flávio engoliu em seco, o sinal abriu e o carro que estava atrás buzinou porque tinha pressa. E Flávio seguiu... e o menino ficou. Um foi e outro ficou pela vida.

Dias depois conversávamos a respeito, e a inquietação de Flávio e seu sentimento incômodo diante do acontecido tornaram-se meus também.

Passado quase um ano, e outro Natal se aproxima. Momento que convida a olhar para a vida, em torno da pequena manjedoura que acolhe, em meio à palha simples, o sinal maior do amor de Deus. O Deus menino vem até nós e, singelo, bate no vidro que nos separa, buscando desejar a bênção da vida. E nós nos fechamos porque temos medo do que pode significar este encontro. Olhar nos olhos e perceber no outro a humanidade.
A pressa da vida, o sinal que abre e a urgência daqueles que vêm atrás de nós nos impedem de ouvir o desejo expresso em palavras simples. São desculpas porque, afinal, não temos tempo, temos medo.

Não sei se aquele menino continua naquele sinal, não sei o que dele foi feito neste ano que passou. Sei sim o que Deus fez por mim e os caminhos pelos quais me conduziu.

Também sabemos, Flávio e eu, que se neste Natal um menino de nós se aproximar não vamos fechar o vidro e virar nosso olhar. Nem permitir que a pressa do outro nos impeça de ouvir o desejo de um Feliz Natal que o menino nos diz. Vamos olhar nos olhos e agradecer, quem sabe retribuir o desejo deixando ali tudo, menos o sentimento incômodo de abandono e rejeição a quem não foi compreendido. Quiçá possa Deus nos permitir a graça do encontro singelo com o Deus menino mais uma vez e, tendo ouvido sua voz, possamos dar graças pela vida que Dele temos recebido.


Martin Bruno François
Pastor luterano na Paróquia Leste (São Paulo)

Nenhum comentário: