MEUS PARCEIROS

sábado, 27 de novembro de 2010

ADVENTO E PAZ

“(...) estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra” (Is 2.4).

O noticiário deu ênfase a mega operação destinada a combater os traficantes do Rio de Janeiro. A operação foi desencadeada porque uma onda de violência assola o Rio desde o último domingo, 21, quando criminosos  começaram uma série de ataques e incendiaram vários veículos. Segundo as autoridades os ataques são uma resposta à política de ocupação das favelas pelas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora). A Polícia Militar contou com o apoio de veículos blindados da Marinha, helicópteros da Aeronáutica, soldados do Exército e agentes da Polícia Federal. Centenas de pessoas foram presas, dezenas morreram, e uma quantidade enorme de drogas e armas foram apreendidas. Mas a população está em pânico, tensa. Muitos, diante da invasão dos morros pela polícia, estão buscando refúgio na casa de parentes e amigos. Há uma verdadeira guerra entre a polícia e os traficantes.

Infelizmente, essa operação militar acontece em uma época do ano em que as pessoas se reúnem para discutir como será a decoração de Natal. Vão às lojas que vendem artigos natalinos e compram pinheiros, guirlandas, bolas coloridas, arranjos, velas, luzes. Tudo para aguardar a chegada do natal com muito brilho e colorido. As igrejas também se enfeitam e se preparam para esta comemoração tão significativa para a fé cristã. O ano civil começa no dia primeiro de janeiro, mas o Ano Eclesiástico, isto é o ano da Igreja, começa hoje com o primeiro domingo do Advento. Eis a razão para esta movimentação na direção dos enfeites natalinos.

Advento significa, vinda chegada. Inicia-se um período de preparo para as comemorações do nascimento de Jesus. Mas também somos chamados a nos preparar de forma muito especial para a segunda vinda de Cristo, quando nosso Senhor Jesus Cristo estabelecerá seu Reino. Um dos textos para a esta preparação é a mensagem que o profeta Isaias entrega ao povo de Israel. Ele afirma que quando o Reino de Deus for definitivamente estabelecido, o Senhor será o juiz sobre as nações e muitas intrigas entre os povos serão resolvidas. Por esta razão as nações transformarão suas espadas em arados e suas lanças, em foices. Nunca mais farão guerra, nem se prepararão para batalhas.

Todos que hoje fazem parte da comunidade cristã e que foram  presenteados com a paz devem proclamar que ela só pode ser experimentada quando e onde houver submissão ao Rei Jesus.  Advento significa renovação da expectativa e esperança quanto à implantação definitiva do Reino de Deus. Portanto, oremos pelo povo do Rio de Janeiro, pois Advento é também tempo de interceder pela paz.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: