MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

OPERAÇÃO RESGATE INACABADA

“Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10.45)

 Estupendo! Sensacional! Magnífico! Emocionante! Creio que se juntássemos a força de todos os adjetivos de nossa língua, ainda seria insuficiente para descrever a operação de resgate dos 33 mineiros que estiveram confinados desde 5 de agosto na mina de cobre San José, em Copiapó, no Chile. A operação começou às 23h18 da terça-feira, dia 12, com o envio do primeiro socorrista e terminou às 21h55 de quarta-feira, dia13, com a saída do último mineiro resgatado. Foram quase 24 horas marcadas por momentos emocionantes. Entre gritos de felicidade, aplausos e festejos, os homens que estiveram 69 dias isolados na mina emergiam à superfície, um de cada vez, na cápsula Fênix, depois de percorrerem 622 metros num túnel escavado na rocha sólida para esse fim. A cada mineiro resgatado a equipe de socorro e os familiares emocionados comemoravam muito.


O segundo mineiro a ser resgatado, o eletricista Mario Sepúlveda, disse: “Estive com Deus e estive com o diabo. Os dois brigaram por mim, e Deus venceu". Talvez sem perceber, o eletricista traduziu o grande interesse de Deus pelo ser humano.  Assim como o governo chileno não desistiu dos mineiros de San José e fez tudo o que podia para resgatá-los, Deus também não desistiu dos seres humanos. A Bíblia de Genesis a Apocalipse revela um Deus missionário. Um Deus que vai ao encontro do homem.  Um Deus que envia Jesus como socorrista. Um Deus que doa a própria vida para salvar o homem, para resgatá-lo da escuridão do pecado e da morte eterna.

Desde o dia 5 de agosto, quando a estrutura da mina cedeu deixando os 33 mineiros presos, as autoridades da área de mineração mantinham a esperança de que eles tivessem encontrado um abrigo onde teria oxigênio e comida estocada. No dia 22 de agosto uma perfuradora alcança o abrigo onde estavam os mineiros e conseguiram estabelecer contato com eles. A partir desse momento eles recebem mensagens de esperança vindas de toda equipe.  Deus também envia aos homens sua mensagem. As Boas Novas do Reino, a mensagem do evangelho marcada pela esperança. Mas as equipes de socorro não ficaram apenas mandando mensagens. Agiram com um esforço fora do comum e produziram o maior resgate na história da mineração. A igreja é a equipe de resgate de Deus. Além da mensagem ela deve reunir todos os esforços e se empenhar com toda a dedicação para alcançar aqueles que estão perdidos na mina escura do pecado e resgatá-los.

A missão do governo chileno de resgatar os mineiros confinados acabou. Mas a Igreja ainda enfrenta o seu grande desafio – a inacabada operação resgate do homem em Cristo Jesus.

Soli Deo Glória
Rev. Ezequiel Luz

Um comentário:

FRAPE ENGENHARIA disse...

Oi Ezequiel.
Gostei muito da sua mensagem.
Realmente a igreja(nós) precisamos acordar para trazer as pessoas para Jesus.
Receber Jesus no coração é ligação para sairmos das trevas.

Um abraço.

Tuti

Firmes na promessa do meu salvador....