MEUS PARCEIROS

sábado, 10 de abril de 2010

A PAZ QUE VEM DE DEUS

“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20.21).


Uma repórter pergunta a uma das vitimas do deslizamento do morro do Bumbá em Niterói: “O que você esta sentindo? A mulher responde: “Medo”! “Muito medo”. Todos nós já vivemos experiências dolorosas que provocam medo. O medo é resultado da incerteza, da insegurança, da falta de base, de suporte, de fundamento. É comum ouvirmos alguém dizer que está com medo porque lhe tiraram o chão.

Assim também ficaram os discípulos depois da crucificação e morte de Jesus. No cair da tarde do domingo estavam reunidos, de portas trancadas, com medo dos lideres judeus. Eles viveram uma tremenda experiência, mas agora estavam sem rumo, sem esperança, sem fundamento. Tudo fora abalado, e muito. A crucificação e morte de Jesus deixaram-os desnorteados. Eles não conseguiam mais imaginar viver sem o Mestre. Afinal, foi no convívio dele que experimentaram a realidade do projeto do Reino de Deus. As palavras e sinais de Jesus abriram-lhes os olhos e coração para a possibilidade dessa nova realidade. Mas de repente tudo acabou. Era o fim. A ameaça de morte pairava sobre a comunidade dos discípulos.

As comunidades do Rio de Janeiro atingidas pelas enchentes e deslizamentos não conseguirão reconstruir suas vidas sozinhas. Elas necessitarão da ajuda dos governos federal, estadual, municipal, bem como da ajuda de todo o povo brasileiro. Também aquela pequena comunidade cristã não conseguiria se refazer sozinha. Por esta razão, no meio daquela reunião a portas fechadas, Jesus aparece vivo, ressurreto e diz: “Que a paz esteja com vocês”! Por três vezes ele cumprimenta os discípulos com esta frase. Ela trás uma mensagem e uma oferta. Assim Jesus encoraja sua pequena e medrosa comunidade enviando-a ao mundo.

Hoje nós fazemos parte da comunidade de Jesus. Fomos presenteados com a paz do ressurreto, não podemos ficar em casa, de portas trancadas e com medo. A paz que vem de Deus abre as portas. Impulsiona os que a receberam a saírem do seu comodismo. Motiva-os a levar ao mundo a paz que excede toda a compreensão humana. Somos enviados para repartira a paz que vem de Deus. Ela pode ser experimentada por outros através do anúncio do evangelho. Também através da oração e de atos de misericórdia em favor dos que sofrem.


Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: