MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 2 de abril de 2010

NOSSA PÁSCOA

"Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado" (1 Co 5. 7).

Estamos no domingo de Páscoa, a celebração mais antiga e mais importante dentro do calendário litúrgico. Na Páscoa celebramos a ressurreição de Jesus, três dias após sua crucificação. “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados” (1Co 15.17). Jesus é identificado pelo Novo Testamento, com o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).

A instituição da Páscoa já era celebrada muito tempo antes de Jesus. Remonta ao episódio da libertação do povo hebreu da escravidão do Egito durante o reinado do Faraó Ramsés II. Relembra o êxodo quando, sob a liderança de Moisés, o povo saiu do Egito, atravessou o mar vermelho e passou da escravidão para a liberdade.
A palavra Páscoa vem do hebraico “pessach” que significa passagem, passar por cima. Há uma alusão ao fato de o anjo da morte ter passado por cima das casas dos hebreus e poupado seus primogênitos. A morte de todo o primogênito era a décima praga sobre o Egito para obrigar Faraó a deixar o povo de Deus sair. Para que a família fosse poupada havia a necessidade de marcar a porta da casa com o sangue do cordeiro que seria assado e comido com pães sem fermento (asmos) e ervas amargas para relembrar o sofrimento do tempo da escravidão. Deveria ser comido às pressas e com roupa de sair para simbolizar a urgência com que tiveram que deixar o Egito rumo à liberdade. (Ex 12. 1-28).

Em nossa Páscoa, nós, cristãos, também celebramos a libertação operada por Deus em nossa vida. Libertação realizada por intermédio de Jesus Cristo. Sua morte na cruz foi vicária e expiatória, isto é, morreu em nosso lugar para nos purificar. Seu sangue marcar-nos como povo separado e livre da morte eterna. Jesus veio reconstruir a ponte do nosso relacionamento com o Pai que havia sido rompida por conta da rebelião do nosso pecado. A ressurreição de Jesus é a garantia que temos de que através da fé podemos ter paz com Deus. Ele é a ponte. Somente através dele nos aproximamos de Deus. Ele é o Cordeiro de Deus que foi imolado uma única e definitiva vez na Páscoa para nos garantir vida.

Em nossa Páscoa celebramos a Cristo morto e ressurreto. Celebramos a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, do perdão sobe a vingança, da esperança sobre o medo, da paz sobre o desespero. Celebramos a vitória de Cristo, Senhor de tudo e de todos. A Ele, pois, sejam dados a honra, a glória e o louvor pelos séculos dos séculos. Amém!
Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz
Ilustração de Jasiel Botelho

Nenhum comentário: