MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 16 de abril de 2010

DEUS SURPREENDENTE

“Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21.17).


Pedro sempre foi um discípulo muito impulsivo e autoconfiante. Certa vez, num arroubo de grandeza prometera que seria capaz de dar a própria vida por Jesus. Mas quando Jesus foi preso, a insegurança e covardia de Pedro vieram à tona. Por três ocasiões ele nega que conhecia Jesus. Quando o galo canta, recorda as palavras de Jesus avisando-o de que isto iria acontecer e arrependido chora profusamente.

Depois da crucificação de Jesus os discípulos ficam desnorteados. Eles estavam reunidos a portas fechadas quando Jesus aprece ente eles. Tomé não estava e quando informado sobre o acontecido disse que só acreditaria vendo. Novamente Jesus aparece a eles quando estavam trancados e Tomé tem a oportunidade de ver e tocar em Jesus ressurreto. Logo após esse encontro, Pedro e outros discípulos resolvem pescar. O sonho acabou e tinham que voltar as suas atividades normais. Entraram no barco e naquela noite não pegaram nenhum peixe. Cansados resolveram voltar para casa. Jesus está na praia, mas eles não o reconhecem. Mesmo assim obedeceram ao Senhor e lançaram as redes mais uma vez. O resultado foi surpreendente. Retiraram do mar uma quantidade enorme de peixes. Com o milagre reconheceram Jesus e sentam-se com ele na praia para uma refeição. Assim que terminaram, Jesus, por três vezes, pergunta se Pedro o amava mais do que os outros. Ele responde afirmativamente e recebe a responsabilidade de pastorear as ovelhas de Jesus.

Nestes episódios pós ressurreição somos, mais uma vez, surpreendidos pelas atitudes de Jesus. Primeiro, com muita misericórdia ele vai ao encontro de Tomé e lhe dá uma nova oportunidade de experimentar a graça e bondade de Deus. Segundo, apesar da traição de Pedro, Jesus não vira as costas àquele que fracassara. Com muito amor, vai ao seu encontro, estende-lhe a mão, oferecendo seu perdão. Com este gesto Pedro e restaurado. Torna-se um novo homem e abandona a autoconfiança, passando a confiar somente em Deus. Aceitou o convite de pastorear as ovelhas de Jesus e no fim do seu ministério, morre em uma cruz defendendo o evangelho.

Nós também muitas vezes duvidamos e traímos nosso Senhor. Somos fracos. Sedemos facilmente às tentações. Mas nem por isso Jesus vira-nos as costas. Ao contrario, ele nos surpreende vindo ao nosso encontro através da Proclamação da Palavra, da celebração da Santa Ceia e do Batismo, convidando-nos a segui-lo.

O nosso Deus é surpreendente. Por esta razão, apesar de nós, ele continua nos chamando a caminhar ao seu lado e a dar testemunho do seu grande amor.

Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: