MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

NASCIDOS PARA CRESCER

“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2.52)

Fomos visitar meus pais em São Paulo. Viajamos de ônibus eu, minha esposa e meus dois filhos. Mateus, com três anos e o Renan, com quase um ano de idade. Em uma parada de ônibus, na Castelo Branco, descemos os quatro. Estávamos terminando o lanche, quando o sistema de som solicitou que os passageiros com destino a São Paulo se dirigissem para o embarque. Minha esposa foi na frente e eu, logo em seguida, com o pequeno no colo. Fui o último a chegar. Entrei no ônibus. A porta estava fechando e o motorista começava a manobra para sair do estacionamento. Então, do nada, perguntei à minha esposa: “Ivone, o Mateus está com você?”. Ela respondeu: “Não! Não está com você”? O desespero levou-nos a gritar pedindo que o motorista parasse o ônibus. Deixei o caçula com minha esposa e corri para dentro do restaurante procurando meu filho. O encontrei distraído e tranquilo, examinando brinquedos expostos em uma vitrine.

Maria e José passaram por um momento bem mais desesperador. Eles iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Em uma dessas viagens Jesus foi com eles e, na volta, perceberam que o filho não estava entre os viajantes. Se você já passou por uma experiência como esta, pode imaginar o desespero e a angústia que tomam conta da gente. Voltaram para procurá-lo e o encontraram, três dias depois, no templo sentado com os mestres, ouvindo a e fazendo perguntas sobre as Escrituras. Jesus não se escondeu dos seus pais e nem permaneceu em Jerusalém como ato de desobediência ou irresponsabilidade. Mas estava vivendo o processo de crescimento estabelecido por Deus.

Há muitas pessoas que crescem fisicamente e intelectualmente, mas emocionalmente são instáveis, inseguras e infantis. Alguns crescem de forma equilibrada nestas três dimensões, mas mesmo assim são pessoas incompletas. Para a pessoa se desenvolver plenamente ela precisa crescer também espiritualmente. Este crescimento, porém, só pode ser obtido na comunhão com Deus e com a família da fé. Por esta razão é importante seguir o exemplo de Maria e José. Ir ao templo regularmente e levar os filhos. Também é necessário imitar Jesus. Ter gosto em ouvir e conversar sobre a Palavra de Deus.

Neste primeiro domingo após o Natal é importante refletir sobre o nosso crescimento. Jesus nasceu, mas cresceu tanto fisicamente como em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Nós também nascemos em Jesus Cristo para crescermos. Portanto, proponha a você mesmo o alvo de crescer através da leitura diária da Bíblia, da oração e da participação efetiva na igreja. Assim, como o menino Jesus, você crescerá em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Amém!


Soli Deo Glória
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: