MEUS PARCEIROS

sábado, 12 de setembro de 2009

QUEM É JESUS?

“Então, Jesus (...) no caminho, perguntou-lhes: Quem dizem os homens que sou eu?”(Mc 8.27)


Visite qualquer parte do mundo. Fale com pessoas das mais diferentes regiões. Não importa quão comprometidas estejam com a cultura ou religião do seu país. Se elas conhecem alguma coisa sobre a história terão que admitir que Jesus é a personalidade mais singular de todas as épocas. No entanto não é simples responder a pergunta sobre quem é Jesus.

Para os budistas Jesus foi um grande mestre, tendo passado alguns anos de sua vida – dos 13 aos 29 anos – em monastérios budistas no Tibete e na Índia. Para os islamitas Jesus foi um mensageiro de Deus, um profeta menor que Maomé. Para os mórmons Jesus foi um espírito preexistente criado por Deus e irmão de Lúcifer. Para o espiritismo Jesus foi o maior médium, um espírito evoluído e guia para todos os espíritos encarnados e desencarnados. Para as Testemunhas de Jeová Jesus foi um ser criado e que antes de vir ao mundo era o arcanjo Miguel.

Através do Novo Testamento descobrimos que nos evangelhos havia varias afirmações sobre Jesus. Os discípulos ao serem interrogados por Jesus a respeito do que o povo dizia responderam: “Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta”. Jesus diminui a amplitude da pergunta: E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? E Pedro respondeu com convicção: Tu és o Cristo!

E você o que pensa? Quem é Jesus? Se você crê na mensagem da Bíblia Sagrada poderá responder com o Credo de Cesaréia: Jesus Cristo é o Verbo de Deus, Deus de toda a criação, por quem foram feitas todas as coisas; o qual foi feito carne para a nossa salvação, tendo vivido entre os homens. Ou com o credo mais conhecido, o Credo Apostólico: Jesus Cristo é o filho unigênito de Deus, nosso Senhor, que nasceu do Espírito Santo e da virgem Maria. Mas creio que a melhor maneira de responder é através de uma vida dedicada a Jesus Cristo e comprometida com os valores do Reino de Deus.

Depois que Pedro respondeu a pergunta sobre quem é Jesus, os discípulos são orientandos a não comentarem com ninguém a resposta. Jesus compartilha com eles que iria sofrer, seria morto e ressuscitaria. Pedro, inconformado o questionou e foi repreendido. Jesus, juntamente com os discípulos, se volta para a multidão e diz: “Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe”.

Ao lhe perguntarem sobre quem é Jesus, responda mostrando como você vive a sua fé.
Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: