MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PASTOR FRACO

“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne” (2Co 10.3)

A revista Veja de 12 de junho de 2006 publicou uma reportagem com a seguinte chamada na capa: “Pastor é show! Com uso da psicologia e auto-ajuda, uma nova geração de pregadores dá espetáculo e reinventa a fé que mais cresce no Brasil”. Segundo a revista, a nova geração de pastores investe menos no sobrenatural e mais em técnicas de autoajuda para multiplicar o rebanho e aumentar sua influência junto à classe média.

Estudos afirmam que muitos pastores sucumbiram às pressões da pós-modernidade e se portam como um gerente de loja, preocupado com a imagem de seu estabelecimento, com técnicas de marketing e em como agradar a freguesia. Vivemos um período de retorno ao antropocentrismo do século XIX. Um dos pastores citados na reportagem da Veja afirma que o rombo no cartão de crédito se resolve com economia e não com oração. Ele pode até ter razão, mas nas entrelinhas o que ele está afirmando é que o homem não precisa de Deus. O ser humano pode resolver seus dilemas sem a intervenção divina. A centralidade do ser humano também é percebida quando pastores se sentem muito mais seguros confiando em si mesmos, em alvos, projetos e planejamentos estratégicos. Estas ferramentas administrativas podem até ser úteis no ministério pastoral, mas não substituem a direção e a graça de Deus. Subliminarmente, há no modelo pastoral atual uma insinuação de que confiar em Deus é sinal de fraqueza.
O apóstolo Paulo era acusado pela comunidade de Corinto de ser um pastor fraco. A crítica não era resultado de sua incapacidade, mas de sua convicção de quem luta é o próprio Deus. As armas utilizadas no pastorado não são humanas, não são do mundo; são armas poderosas em Deus, capazes de destruir fortalezas e anular todo pensamento altivo. Paulo sabia que a Palavra de Deus venceria, independentemente de usar recursos humanos próprios de sua época como a retórica e a lógica sofista.
Como na IPI do Brasil, comemora-se no dia 2 de setembro o “Dia do Pastor e da Pastora”, penso que hoje a igreja deve orar o seguinte: Senhor! Livra nossos pastores da tentação de confiar na força do próprio ser humano e transforma-os em pastores fracos, porque o teu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Amém!
Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Dia 2 de setembro – Dia do Pastor e da Pastora, do Missionário e da Missionária

(Ordenação em 1881 do Rev. Eduardo Carlos Pereira)




Nenhum comentário: