MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O SUJO E O MAL LAVADO

“Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia” (Pv 30.12).


Não sei se acontece com você. Mas quando vejo as notícias sobre a crise no Senado tenho náuseas. Também a troca de acusações entre a Rede Globo e a Rede Record me provoca ânsia de vômito. Nas entrelinhas, dá para perceber que não existe nenhuma preocupação humana com o povo, com a ética e com a moral.

O episódio emblemático do Senado foi o bate boca entre os senadores Tasso Jereissati e Renan Calheiros. Ao reagir a uma afirmação de Renan, Tasso esbravejou: “Não aponte esse dedo sujo para mim”. De fato era um dedo sujo apontando para alguém que tem dedo mal lavado. Infelizmente, o que acontece hoje no Senado é um preâmbulo do que será a campanha eleitoral em 2010. O interesse por trás de todas essas acusações é egoísta e eleitoreiro. É o sujo falando do mal lavado.

No embate entre as redes de tevê acontece a mesma coisa. Elas praticam o monopólio da comunicação, orientadas por interesses egoístas. A Rede Record renasceu quando foi adquirida pelo Bispo Edir Macedo fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Ele é acusado de usar recursos conseguidos através de doações de pessoas de boa fé à Igreja. Já a emissora carioca nasceu a partir de uma relação incestuosa com a ditadura militar. É acusada de obter dinheiro por meio de um acordo ilegal com uma empresa americana e de participar abertamente no jogo dos conchavos políticos do nosso país. Os dois grupos têm negócios duvidosos em sua história. É o sujo falando do mal lavado.

Fico impressionado com a atualidade do texto de Provérbios. Há muitas pessoas que pensam que são éticas, mas no fundo ainda não foram lavadas de sua sujeira. Lembro também Jesus afirmando que Pedro era capaz de enxergar o cisco no olho do outro e não conseguia perceber a trave de madeira que havia no seu próprio olho (Mt 7.3). Isto significa que a Bíblia sempre denunciou essa atitude incoerente do ser humano. O sujo falando do mal lavado.

Caro leitor, antes de apontar o dedo e acusar outros olhe para si mesmo. Verifique se você já foi lavado de sua sujeira. Mesmo que pela fé em Jesus isto de fato tenha acontecido tome muito cuidado. Lembre-se de que você continua pecador. A diferença é que através da confissão você é purificado dos seus pecados (1ª Jo 1.9). O papel de cada um de nós não é acusar, mas orientar nosso próximo a obter a purificação da sujeira do pecado através de fé no sacrifício de Jesus.




Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: