MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O DEUS DA TRINDADE

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2Co 13.13).


Assim como festejamos datas especiais em nossa vida, como aniversários, casamentos, formaturas, também deveríamos festejar as datas especiais da Igreja Cristã. Infelizmente celebramos com muita alegria somente o Natal e a Páscoa, mas não damos ênfase para outros eventos como a Ascensão, o Pentecostes e a Trindade.

Hoje, por exemplo, é um dos domingos mais importante dentro do calendário cristão. É o domingo da Santíssima Trindade. A doutrina da Trindade distingue o cristianismo das demais religiões. Como diz o teólogo Karl Barth, Trindade é o nome cristão para Deus. Ao contrário de outras celebrações, nesta não se apresenta as obras de Deus, mas o próprio Deus.

A Trindade é um mistério. Não encontramos este termo na Bíblia. Entretanto para compreender a beleza de Deus, seu nome, sua natureza, é preciso ouvir o que ele revela sobre si mesmo nas Escrituras. Elas ensinam que “na unidade da Divindade há três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade – Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo” (CFW, II, III). É difícil compreender este ensino, mas em relação à Trindade precisamos mais confiar do que entender.

Certamente você já ouviu inúmeras vezes o pastor encerrar o culto com a bênção apostólica. Esta bênção é a citação, com alguma adaptação, da segunda carta de Paulo aos Coríntios capítulo treze, verso treze. Mencionar o Pai, o Filho e o Espírito Santo era comum nos escritos de Paulo. Mas nesta passagem ele resume com uma só palavra a atividade de cada uma das três pessoas da Trindade a favor dos que crêem. Atividade de Deus o Filho é graça, uma das palavras mais ricas do Novo Testamento. Graça não é recompensa por boas obras, mas é uma dádiva que se recebe sem merecimento algum. Deus o Pai age por meio do amor. Amor que tem a mais alta expressão na Cruz, onde seu único filho é sacrificado para que tivéssemos vida eterna. Na Cruz Deus prova seu amor para com os homens (Rm 5.8). Por fim, Paulo usa a palavra comunhão para resumir a atividade de Deus o Espírito Santo. A presença, em nós e entre nós, gera a comunhão que nos une uns aos outros e nos une a Jesus e a Deus.

Portanto hoje é dia de celebrar com muita alegria o Deus da Trindade, que age em nosso favor através da graça, do amor e da comunhão. Ao nosso Deus Trino a glória e o louvor. Amém



Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: