MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A VERDADEIRA IGREJA PENTECOSTAL

“O SENHOR diz ao seu povo: “Depois disso, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas: os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os velhos sonharão, e os moços terão visões’ (Joel 2.28 NTLH).


Dentro do calendário cristão hoje é Domingo de Pentecostes. A palavra “pentecostes” significa cinqüenta dias. Ela denomina uma festa judaica celebrada cinqüenta dias após a páscoa. Era uma ocasião de ações de graças e alegria pela colheita, celebrada no templo com sacrifícios (Lv. 23:15-21). O Pentecostes marca também, a inauguração da igreja cristã. Foi durante as comemorações dessa festa que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus de forma visível e contundente (At 2.1-4).

O Pentecostes é o cumprimento da profecia registrada em Joel Joel 2.28-32: “(...) derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas (...)”. Tanto no passado como hoje o Espírito Santo leva o crente a uma profunda experiência com Deus. Ele liberta a pessoa para a adoração, para o louvor, para comunhão e para a evangelização. Os velhos renovam seus sonhos. Os jovens ampliam seus horizontes com visões. Os fracos e oprimidos têm sua dignidade restaurada. Enfim, o Senhor faz novas todas as coisas.

O livro de Joel ensina que a obra do Espírito Santo acontece sempre quando pessoas têm uma conscientização da miséria do pecado e clamam por misericórdia e perdão. Deus ouve este clamor, restaura o povo e derrama sobre ele o seu Espírito. A verdadeira igreja será sempre Pentecostal. Não no sentido de ser um grupo religioso que enfatiza o dom de línguas como sinal do batismo com o Espírito Santo, mas no sentido de ser a Igreja de Cristo nascida no dia de Pentecostes. A verdadeira igreja Pentecostal vive lamentando os seus pecados, agarra-se à misericórdia e ao perdão de Deus e celebra com alegria, através do Espírito Santo, a presença de Jesus Cristo.

E toda vez que o Espírito Santo se manifesta, a igreja tem sua vida renovada em celebração, comunhão e em testemunho. Ele veio com a missão de suprir todas as nossas carências, principalmente a maior delas que é a carência de Deus. Portanto celebrar a presença do Espírito Santo em nós e entre nós, liberta-nos para amar, celebrar e servir com alegria a Deus e ao próximo. Amém!


Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: