MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 3 de abril de 2009

PRIMAZIA DO CULTO A DEUS

“Então uma mulher chegou com um frasco feito de alabastro, cheio de perfume de nardo puro, muito caro. Ela quebrou o gargalo do frasco e derramou o perfume na cabeça de Jesus” (Mc 14.1)

No calendário Cristão a data de hoje é muito significativa. Iniciamos com o Domingo de Ramos e da Paixão a Semana Santa. Um período muito rico e de grande fervor espiritual. Durante esta semana devemos pedir que o Senhor nos prepare para a celebração do grande evento do cristianismo: a ressurreição de Jesus. O evento central deste domingo é a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém entre vestes e ramos estendidos pelo caminho e gritos de Hosana. Em meio aos textos do Lecionário indicados para hoje, um despertou meu interesse. É o texto do evangelho de Marcos que narra a unção de Jesus em Betânia. Creio que esta narrativa nos ajuda a entender como devemos nos preparar para a Páscoa.

Jesus está sentado à mesa na casa de Simão, o leproso. Uma mulher entra e derrama um perfume caríssimo, feito de nardo puro, sobre a cabeça de Jesus. O ato da mulher foi severamente criticado pelos presentes. Talvez porque ela entrou em um lugar destinado a homens e quebrou um costume da época. Esta atitude de se ungir o hospede cabia somente ao anfitrião. Mas a maior critica foi em função do elevado custo do perfume. “Que desperdício”, diziam. “Esse perfume poderia ter sido vendido por mais de trezentas moedas de prata, e distribuída aos pobres”.

A mulher queria tão somente homenagear o mestre. Aproveita a única oportunidade que tinha para enaltecer o Senhor. Por isso, Jesus elogia sua atitude. Ele estava a caminho da cruz e não estaria por muito tempo entre eles. O serviço aos pobres sempre pode e deve ser feito. Mas naquele momento o mais importante era prestar um serviço a Jesus, preparando-o para a morte.
Esse episódio nos ensina que a devoção e o amor a Deus devem sempre ser colocados acima de qualquer relação humana. O que vem depois, como o serviço ao próximo, aos pobres, o perdão, deve ser uma conseqüência do nosso relacionamento profundo e sincero com Deus.

Portanto, começando neste domingo de Ramos devemos buscar uma atitude de profunda adoração àquele que levantou Jesus de dentre os mortos. Ao mesmo tempo precisamos refletir com transparência sobre o lugar que o culto ocupa em nossa existência. Se não for o primeiro, devemos confessar e pedir ao Espírito Santo que nos capacite a dar ao Senhor a primazia, a honra e glória, hoje e sempre. Amém!
Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: