MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 9 de abril de 2009

FELIZ PÁSCOA!

"E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé" (1Co 15.14)


Para muitos a Páscoa se transformou numa tradição comestível, pois se misturou ao comércio tornando-se uma festa que lembra chocolate, coelho e mesa farta. Assim como o Natal, ela não conseguiu resistir aos apelos comerciais. De espiritual se transformou numa festa material com claros interesses lucrativos. Hoje, a Páscoa tem o formato de um ovo e movimenta milhões de reais em nosso País.
Páscoa, na sua essência, é uma festa judaica que lembra a saída do povo judeu do Egito, conduzido por Moisés, seguindo rumo à terra prometida por Deus a Abraão, Isaque e Jacó. Essa história bíblica está narrada no livro de Êxodo, que significa saída. É uma festa que fala de sofrimento, perseguição, mas também de vida, de alegria e de libertação.
Foi incorporada ao cristianismo, porque durante uma Páscoa judaica aconteceu o evento mais importante para os cristãos: a ressurreição de Jesus. O Senhor Jesus fez questão de se reunir com os discípulos para participar de sua última Páscoa e na ocasião exclamou: " Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento" (Lc 22.15). Era um momento importante, um momento de despedida que marcaria, com certeza, a vida dos discípulos. Após aquela cerimônia, todos cantaram o hino e foram para o Monte das Oliveiras. Era a última semana do ministério de Jesus aqui na terra. Um momento especial e de intensa emoção. Poucos dias depois o Mestre seria entregue às autoridades, julgado, e condenado. Os chefes dos sacerdotes e os líderes judeus convenceram a multidão a pedir a Pilatos que soltasse Barrabás e condenasse Jesus à morte. (Mt 27.20-23). Jesus foi levado ao monte chamado Calvário e ali crucificado. Depois sepultado em um sepulcro emprestado.
Segundo a narrativa de João, domingo pela manhã, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro e o encontrou vazio. Desesperada começa a chorar. Jesus aparece e perguntam: “Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?” Ela sem se dar conta do que está acontecendo responde: “Mestre?!”. Jesus lhe diz: “Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles”. Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” Foi a primeira testemunha da ressurreição.
Apesar de todas as anomalias da Páscoa de nossos dias, ainda hoje os cristãos continuam celebrando a ressurreição de Jesus. Ao celebrar podem dizem a todos: Feliz Páscoa, pois vimos o Senhor!




Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Um comentário:

Rev. Marcos Paulo disse...

Olá Ezequiel...

Muito bom seu blog, estou ainda me adaptando e aprendendo...

Espero chegar a estatura de postagens do irmão! - rsrs...

Obrigado pelo contato.

Graça & Paz!