MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

OLHANDO PARA TRÁS E PARA FRENTE

“Serás uma coroa de glória na mão do SENHOR, um diadema real na mão do teu Deus”. (Isaias 62.3).

Estamos no fim do ano. Hoje é o primeiro domingo depois do Natal e o último do ano. Com certeza tivemos alegrias, vitórias, conquistas, momentos marcantes durante o ano que se finda. Mas também tivemos tristezas, frustrações, angustias, sofrimentos e oportunidades perdidas. Mas o que passou, passou. É preciso olhar para frente como diz o filósofo Soren Kierkergaard: "A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente”.

Antes de olhar para frente e seguir nosso rumo, precisamos olhar para trás extrair as lições do que passou. Reconhecer que falhamos em relação ao compromisso com Deus e com nossa família. Erramos como cônjuge, como pais e como filhos, como patrões e como empregados, como amigos e irmãos. Este não é apenas um momento de reflexão sobre o passado, mas um tempo de arrependimento, de pedir perdão e perdoar, de aproximação e de reconciliação.

Se por um lado é tempo de reavaliar o passado e de se arrepender, por outro é tempo de celebração. Precisamos celebrar a bondade, a misericórdia, a graça de Deus que foram abundantes durante este ano. Não podemos deixar de celebrar o grande amor e compaixão de Deus por nós a ponto de enviar seu filho Jesus para nos remir de todo o pecado. O passado contém indícios de que o mesmo Deus que esteve conosco nos conduzindo na fé, continuará a nos guiar durante a caminhada do próximo ano.

A vida só pode ser vivida, olhando-se para frente. Talvez por isto que a cada final de ano nos deparamos com varias profecias, previsões e promessas sobre o que vai acontecer no ano que esta chegando. Mas estes prognósticos só trazem confusões àqueles que não sabem discernir entre o verdadeiro e o ilusório. Olhar para frente significa olhar para as promessas de Deus. Se estivermos nas mãos do Senhor seremos como um coroa de gloria, como um diadema real. Isto significa que submissos a sua palavra nossa vida irá refletir a grandeza de Deus.

Olhando para trás e para frente descobrimos que temos um Deus em quem podemos confiar. Em Cristo Jesus, temos a garantia de que os erros do nosso passado serão perdoados. Temos também a garantia de o nosso futuro será abençoado. Portanto, no ano que se aproxima, todos nós, confiados na graça de Deus seremos como um diadema real, revelando a presença e a autoridade de Deus no mundo. Amém!
Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: