MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

VIGIEM E FIQUEM ALERTA

“Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo” (Marcos 13.33.

Feliz Ano Novo! Opa! Feliz Ano Novo? Dezembro começa na segunda feira. Temos ainda um mês inteirinho antes da chegada do ano de 2009. Ah! É verdade! Hoje é o início mais um Ano Eclesiástico. Estamos no primeiro Domingo do Advento.

Advento significa, vinda chegada. Portanto a igreja inicia um período de preparo para a chegada, para o nascimento de Jesus, para as comemorações natalinas. Mas há também outra preparação para a qual somos chamados. Advento nos lembra de que precisamos nos preparar de forma muito especial para a segunda vinda de Cristo, quando nosso Senhor Jesus Cristo conduzirá à eternidade todos os que nele confiam e crêem. Portanto abre-se um período importante para os cristãos do mundo inteiro.

No sermão profético Jesus diz aos discípulos que seu retorno seria como um homem que sai de casa e viaja para longe. Antes de ir distribui tarefas e manda o porteiro ficar de vigia. Então, disse Jesus, vigiem, pois vocês não sabem quando o dono da casa vai voltar. Pode acontecer à tarde, ou à meia-noite, ou de madrugada, ou de manhã. Vigiem para que se ele chegar de repente, não encontre vocês dormindo!

Ficar de sobreaviso, vigiar e orar significa fazer uso de todas as oportunidades que Deus nos concede. Ele nos chamou para a fé em Cristo Jesus por meio da proclamação da Palavra e quer nos manter firmes para que sua volta não nos pegue desprevenidos. Mas se Jesus voltasse hoje, muitas pessoas seriam pegas despreparadas porque ainda não conhecem a Jesus como Senhor e Salvador. As oportunidades de compartilhar a nossa fé são muitas e estão a nossa disposição. Para aproveitá-las precisamos vigiar, estar atento, orar fervorosamente e ser completamente dedicado.

Devemos ficar de sobreaviso, vigiar e orar porque não sabemos quando chegará a hora. Vivemos entre dois adventos. O primeiro tem uma marca na histórica: Jesus na manjedoura na cidade de Belém. O segundo é escatológico e aponta para um futuro anunciado na Palavra de Deus. Jesus voltará para exercer juízo e misericórdia. Este dia ainda não tem uma marca na história, por isso pode pegar desprevenido os desavisados.

Amados, é tempo de alegramos porque Jesus continua chegando através da proclamação da Palavra, do Batismo, da celebração da Ceia do Senhor e dos sinais do Espírito Santo. Advento sempre acontece quando pessoas respondem com fidelidade e dedicação ao chamado de Jesus, testemunhado e servindo as pessoas.

Feliz Novo Ano Eclesiástico!


Soli Deo Gloria
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: