MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

DE PAI PARA FILHO E... VICE-VERSA!

E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. (Ef 6:4, 1)

Quem já viveu a experiência sabe muito bem o que a chegada de um filho faz no lar. Pode parecer impossível, mas aquela criaturinha que cabe na palma da mão, com carinha amassada e recém chegada ao mundo, muda completamente a vida da família. Diz a Bíblia que “os filhos são um presente do SENHOR; eles são uma verdadeira bênção” (Sl 127.3). A grande questão é o que fazer com estas jóias que Deus nos concede.

Algumas famílias adotam o “filhocentrismo”. Neste caso, são os filhos que mandam. Tudo gira em função dessas pequenas criaturas. Quando chega a fase da adolescência, uma criança criada nessas condições provavelmente será alguém sem limites e rebelde, acostumada a ter tudo o que quer. Outras adotam o “protecionismo”. Os filhos vivem numa espécie de redoma de vidro sem ter contato com outras crianças e nem com o mundo exterior. Filhos criados com extrema proteção, possivelmente serão adultos inseguros, medrosos, sem iniciativa e que vivem desconfiados de tudo e de todos.

A missão dos pais é criar, orientar, ensinar os preceitos cristãos e cuidar dos filhos com sabedoria, equilíbrio e amor. Nas palavras de Paulo no texto acima os pais não devem ignorar, desvalorizar seus filhos, mas criá-los segundo a instrução e orientação do Senhor.

Aos filhos convém aceitar a missão dos pais. Para a felicidade da família e para o bem dos filhos as Escrituras recomendam-lhes que obedeçam a seus pais. Em outras palavras, obedecer é honrar aqueles a quem Deus confiou à vida dos filhos. Filhos que procuram agradar seus pais, sendo submissos, respeitando-os, comportando-se dignamente, contribuem muito para a felicidade e harmonia do lar.

Para que a família trilhe por bons caminhos é mister que os pais se convertam aos filhos e os filhos se convertam aos pais. Neste dia dos Pais nossa oração é que a esta conversão de pai para filho e vice-versa aconteça em todos os lares. Assim, pais e filhos podem trazer as bênçãos do Senhor para dentro do lar.
Feliz Dia dos Pais!


Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: