MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 19 de junho de 2008

POR UM AVIVAMENTO GENUÍNO

“Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, e no meio dos anos faze-a conhecida” ( Hc 3. 2)

Vez por outra ouvimos alguém dizer que a igreja de nossos dias precisa de um avivamento. Ao ouvir esta palavra somos levados a pensar em encontros de poder, línguas estranhas, visões, revelações, curas, clamor e muito barulho. Infelizmente, essa concepção errônea tem levado muitos a se fecharem para um genuíno avivamento. A palavra vem de avivar que significa tornar mais vivo, mais nítido, mais intenso, cobrar ânimo, animar-se. Ela se aplica as situações onde a igreja sofre de letargia, morbidez, indiferença e precisa ser reanimada, revigorada para cumprir a tarefa designada por Deus.

Muitos dos que percebem a falta de ânimo da igreja, também desfilam uma série de sugestões que, segundo eles, vão trazer um novo vigor. Mas, “avivamento é uma visitação inteiramente sobrenatural do Espírito Santo de Deus, pela qual uma comunidade inteira toma consciência de sua santa presença e é surpreendida por ela" (John Stott). Ou como dizia Simonton: "Avivamento é o sopro de Deus para tirar a poeira que foi acumulada no decurso dos anos sob nossa vida espiritual". Portanto avivamento genuíno é uma ação da livre soberania de Deus que leva o cristão e a Igreja a renovar o compromisso com a Missão de Deus.

Entendo que hoje, há duas tarefas da Igreja que precisam ser revigoradas. Uma é a construção de relacionamentos fortes entre os membros como antídoto para o individualismo e a superficialidade. A outra é alcançar como o evangelho a comunidade onde a Igreja está inserida usando os relacionamentos dos membros. O avivamento genuíno produz um equilíbrio entre essas duas atividades. O Espírito Santo edifica o corpo através de laços fortes de amizade entre os membros e usa esses mesmos laços para atrair outras pessoas e levá-las ao conhecimento de Jesus Cristo.

Amados, se entendemos que a Igreja de nossos dias precisa de relacionamentos saudáveis e disposição para alcançar outros para Jesus, só há uma coisa a fazer: orar por um avivamento genuíno. Vamos com sinceridade clamar: “Aviva, ó Senhor, a igreja, tua obra e a torna conhecida no mundo”. Amém!


Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: