MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 16 de maio de 2008

A TRINDADE E A FAMILIA

"Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!" (2Co 13.14 NTLH)


A Igreja é uma idéia do coração de Deus Pai que Jesus, o filho, colocou em prática e o Espírito Santo deu-lhe vida. Creio ser oportuno que no mês de maio, tradicionalmente dedicado à família, tenhamos o domingo do calendário litúrgico dedicado à Trindade. Como diz Alfredo Borges Teixeira a Trindade “é uma doutrina misteriosa que escapa às possibilidades da razão e que só nos foi dada a conhecer pela Revelação registrada na Bíblia”. A doutrina afirma que há um único Deus que subsiste em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo. Por ser difícil de entender, a doutrina foi à causa da primeira cisão na Igreja. Do lado oriental ficou a Igreja Ortodoxa e do lado ocidental a Igreja Católica Romana.


Alguém já disse que se Deus fosse uma só pessoa poderia haver poder. Se ele fosse duas pessoas poderia existir amor. Mas como ele é o Deus único que subsiste em três pessoas temos a possibilidade da comunidade. Quando olhamos para a Santíssima Trindade percebemos que ela nos remete a uma comunhão absoluta. O relacionamento entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo é tão perfeito que os três são entendidos como um só Deus.


Ao lermos ou ouvirmos as palavras do texto bíblico que ficou conhecido como Bênção Apostólica, somos levados a pensar na relação entre a Trindade e o povo de Deus. Paulo deseja que a graça de Jesus, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos. Portanto a Igreja deve olhar para o relacionamento íntimo, profundo, verdadeiro, santo da Trindade como alvo para os relacionamentos tanto na Igreja quanto na família. Nem sempre é possível explicar tudo que está envolvido nos relacionamentos familiares, nem como eles são de fato construídos. Mas devemos lutar para que marido e mulher, pais e filhos desfrutem de um relacionamento com a mesma intensidade que o da Trindade.


Aos que crêem no Deus tri-uno e eterno é pertinente perguntar: como esse Deus é adorado por vocês? Como ele é adorado na Igreja? Como ele é adorado na família? Creio que a melhor forma de adoração ao Deus Trino é buscar constantemente relacionamentos saudáveis e equilibrados na família e na igreja.


Neste domingo da Trindade, no mês de maio, vamos colocar o relacionamento do Pai do Filho e do Espírito Santo como alvo para a família. A cada dia, cada obstáculo superado é possível colocar-se mais perto do ideal vivido pela Santíssima Trindade. Que Deus nos abençoe!



Soli Deo Gloria!
Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: