MEUS PARCEIROS

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

DEPOIS DO CARNAVAL

Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida. (Rm 5.18)


Alguns anos atrás, uma música que dizia “depois do carnaval eu vou criar juízo”, fez muito sucesso. Parece-me que boa parte dos brasileiros age de acordo com este lema. O preparo para o carnaval inclui a eliminação de qualquer freio moral. O objetivo é perder o juízo durante os dias de festa e de folia, para depois tentar recuperá-lo.

A palavra carnaval, etimologicamente, veio do latim “carne levare”, que significa abstenção da carne. Alguns aceitam a etimologia que se baseia em outro sentido do verbo “levare”, que é consolar, confortar. Desta forma, “carne levare” ou “carnevale”, seria consolo, conforto da carne (corpo) precedendo a austeridade da Quaresma. Na prática, o que se observa é que os folguedos do carnaval são usados para dar vazão aos instintos carnais, como forma de compensar a abstinência que o período da Quaresma impõe. Rompe-se com todos os princípios morais e éticos para depois, na quarta-feira de cinzas, se arrepender e procurar criar juízo. Tal arrependimento é fingimento, pois não gera nenhuma mudança no comportamento do arrependido.

A quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma. Esta palavra vem do latim quadragésima. É utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa máxima do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo comemorada no domingo de Páscoa. Há mais de 1200 anos, antes de existirem católicos romanos ou protestantes, a Quaresma já era observada pelos cristãos. Este período era usado como preparação para a Páscoa. Tal preparação se dava através da reflexão, da oração, do jejum e da pratica da misericórdia.

Portanto, como igreja de Jesus Cristo, temos que, profeticamente, denunciar os abusos cometidos no carnaval e o falso arrependimento da quarta-feira de cinzas. Mas também utilizar a Quaresma para proclamar os propósitos de Deus para o homem. O ato de salvação em Cristo liberta da tirania do pecado todos os que crêem. Somente em Jesus pode-se de fato criar juízo. Na quaresma somos convidados a seguir os passos de Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Que Deus capacite a igreja a cumprir sua tarefa antes, durante, depois do carnaval e principalmente durante a Quaresma. Amém!


Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: