MEUS PARCEIROS

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

EPIFANIA – A LUZ JÁ CHEGOU

“Levante-se, Jerusalém! Que o seu rosto brilhe de alegria, pois já chegou a sua luz! A glória do SENHOR está brilhando sobre você”.

(Isaias 60.1)


Nesta época do ano acordo, todas as manhãs, com o canto de um sabiá. É escuro ainda! Seu canto anuncia que a luz do sol está chegando. É o inicio de um novo dia. Como luz sempre significa esperança, o canto do sabiá para mim é sinal de que a esperança existe. Quando ouço o seu trinado sinto que estou vivo e desejo acordar, ver a luz raiando, brilhando, clareando mais um novo dia.


No calendário litúrgico hoje é a Epifania do Senhor. Esta palavra vem do grego e significa aparição, manifestação ou revelação divina. A Igreja comemora nesta data a revelação da luz de Cristo que brilha em meio às trevas. Luz que veio como dádiva de Deus para clarear o caminho de todos os povos.


Quando o profeta Isaias, no capítulo 60, se dirige ao povo, a cidade de Jerusalém está desolada, destruída. “A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas”. Mas ele proclama: Levante-se Jerusalém! Se alegre, pois sua luz chegou! A luz do SENHOR está brilhando sobre você! O profeta estava com sua fé e esperança voltadas para a glória do Messias.


Para nós, os cristãos, o Messias já veio. Chegou de maneira discreta e humilde em uma simples manjedoura na pequena cidade de Belém. Os reis magos do oriente, guiados pela luz de uma estrela o encontram e o adoram. Ao presentearem o menino eles, em nome de todos os gentios, reconheceram na criança o Salvador do mundo. Também estão anunciando que um dia todos os povos virão para adorá-lo.


Amados, temos em Jesus perdão, vida, salvação. Mas vivemos em um mundo em trevas, sem vida, paz e perdão. Vamos despertar! Como o sabiá anunciar a todos que a luz chegou. Que ainda há esperança, pois a gloria de Deus esta brilhando. Jesus, a verdadeira luz, já chegou e está brilhando em nós. Aleluia!



Rev. Ezequiel Luz

Nenhum comentário: