MEUS PARCEIROS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

CARTEIRO VIRA PAPAI NOEL E ALEGRA NATAL DE CRIANÇAS POBRES

SÃO LEOPOLDO, 21 de dezembro (ALC) – O Papai Noel que sai da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para entregar encomendas nas vilas de São Leopoldo leva na caminhonete dos Correios muitos brinquedos para meninos e meninas, mas também presentes nada comuns como próteses, cadeira de rodas e pilhas para aparelho auditivo.

Os pedidos vêm expressos em cartas distribuídas nas mais de cinco mil agências dos Correios do país, dirigidas ao Papai Noel, e que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) disponibiliza aos clientes e usuários dispostos a alegrar o Natal de quem, mesmo sem saber como, sonha em ganhar o presente dos seus desejos.

“O que mais pedem é bicicleta”, contou o funcionário da EBCT na Agência Unisinos, Marcelo Gomes da Silva, 29 anos, há seis anos na profissão e que já acompanhou o bom velinho na entrega de presentes nas vilas. “Funcionários disputam o papel de Papai Noel”, que fazem esse serviço de forma voluntária, revelou Marcelo.

Há mais de 20 anos, os Correios recebiam cartas nesta época do ano endereçadas ao Papai Noel e não sabiam o que fazer com elas. Carteiros liam os pedidos e, tocados, juntavam o dinheiro entre colegas e compravam brinquedos para atender a criançada. Em 1994, a EBCT transformou essa situação num projeto corporativo e deu início à campanha “Papai Noel dos Correios”.

Em 2005, a EBCT recebeu 395 mil cartas, e em 2006 esse volume aumentou para 501 mil. “A metade das cartas foram adotadas pelas pessoas” que doaram presentes, disse Marcelo. As agências disponibilizam as cartas das crianças para que pessoas possam escolher qual pedido podem e pretendem atender.

“Mesmo as crianças que não tiveram seu pedido atendido recebem uma carta resposta padrão dos Correios, uma mensagem de amor e de esperanças nesses tempos tão difíceis que vivemos”, contou Marcelo. A cada ano, no final de outubro, início de novembro, as agências começam a receber as cartas de crianças dirigidas ao Papai Noel e três semanas antes do Natal iniciam a distribuição dos presentes nas vilas.

Nesse período do ano o Correio tem um aumento de trabalho e ainda assim assume a tarefa de intermediar o pedido das crianças brasileiras por um presente no Natal. A empresa pública atende à sua função social e faz jus ao conceito de ser uma das instituições brasileiras mais confiáveis, afirmou o entrevistado.

Além do “Papai Noel dos Correios”, a EBCT desenvolve outros projetos sociais, recorrendo à logística que usa para sua atividade fim, como é o caso do aleitamento materno e a distribuição de livros didáticos.

------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Rua Ernesto Silva, 83/301
93042-740 São Leopoldo - RS
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org/

Nenhum comentário: